Sim, existem vacinas obrigatórias para cães e elas são essenciais pra proteger seu pet de doenças graves e muitas vezes fatais. A principal vacina é a V10 ou V8 (a escolha depende da orientação do veterinário) e a vacina antirrábica.
Essas são consideradas vacinas essenciais e devem ser aplicadas ainda na fase de filhote e reforçadas ao longo da vida.
Se você está apenas tentando entender melhor o que seu cachorro precisa, ótimo! Cuidar da saúde preventiva é uma das atitudes mais importantes que um tutor pode ter.
Não tem problema. O ideal é conversar com uma clínica veterinária o quanto antes. Em lugares como a VetôPet, em Maringá, os veterinários conseguem avaliar qual o melhor protocolo de vacinação de acordo com a idade e histórico do seu pet.
Depois disso, os reforços são anuais. Mesmo cães adultos e idosos precisam manter a vacinação em dia.
Essas não entram nas “obrigatórias”, mas podem ser muito importantes dependendo do estilo de vida do seu cachorro e da região onde vocês moram.
Alguns cães podem apresentar sintomas leves após a vacinação, como:
Esses sintomas costumam passar em até 48h. Mas se houver vômito, dificuldade para respirar, diarreia intensa ou se o “seu cachorro tá muito estranho mesmo”, procure atendimento de emergência em uma clínica veterinária 24h imediatamente. Reações alérgicas podem ser graves.
Vacinas precisam ser armazenadas corretamente, aplicadas com higiene e por profissionais capacitados. Além disso, só o veterinário pode avaliar se o estado de saúde do seu pet permite a vacinação naquele momento.
Em Maringá, a VetôPet oferece vacinação com estrutura completa, tanto pra cachorro quanto pra gato, com direito a carteirinha, orientação completa e plantão 24h caso algo aconteça depois da aplicação.
Ele fica totalmente exposto a doenças muito graves, como cinomose e raiva, que podem levá-lo à morte. Além disso, não vacinar pode trazer risco pra saúde humana e de outros animais.
Sim, cães idosos também precisam manter a vacinação em dia, principalmente contra raiva e doenças mais comuns. O protocolo pode ser ajustado conforme o estado de saúde dele.
Não é recomendado. Só um veterinário pode garantir que a vacinação seja feita com segurança. Além disso, você perde acompanhamento, carteirinha e controle correto do calendário.
Leve a um hospital veterinário ou clínica veterinária pra fazer um check-up. Muitos tutores de Maringá têm feito isso na VetôPet, onde o veterinário pode montar um protocolo individual pro seu novo amigo.
Algumas vacinas podem ser aplicadas junto, mas só o veterinário pode avaliar a melhor forma. Em geral, é comum tomar V10 e antirrábica separadamente pra evitar reações mais fortes.
Se você ainda está em dúvida sobre quais vacinas seu cachorro precisa, a VetôPet está de plantão 24h em Maringá.
Nossa equipe está pronta pra cuidar do seu pet com carinho, informação e estrutura completa – desde a primeira dose até atendimentos de emergência.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h