Seu cachorro está bebendo água sem parar e você não sabe se é normal? A gente entende sua preocupação. Vamos te mostrar o que pode estar acontecendo e quando procurar ajuda de um veterinário.
Beber mais água do que o habitual pode ser um alerta. Isso pode indicar desde calor ou mudança na alimentação até doenças mais sérias. Veja os principais motivos:
Depende. Veja abaixo quando observar e quando agir:
Nessas situações, o ideal é não esperar. Um exame em uma clínica veterinária pode identificar problemas como:
Esse tipo de comportamento pode indicar que seu pet não está bem. Ele pode estar tentando “aliviar” algum desconforto interno. Se ele também não quer comer, tá mais quieto, ou parece que tá com dor, vale a pena buscar atendimento rápido.
Clinicamente, chamamos esse excesso de sede de polidipsia, e o excesso de urina de poliúria. Esses dois sintomas, juntos, são comuns em casos de doenças hormonais ou renais, e podem ser o primeiro sinal de alerta para algo mais sério.
De acordo com a WSAVA (Associação Mundial de Veterinária de Pequenos Animais), o aumento persistente no consumo de água é considerado um sinal clínico relevante e deve ser investigado, principalmente em cães adultos e idosos.
Além disso, universidades como a USP e Unesp reforçam que alterações comportamentais acompanhadas de polidipsia devem levar a uma investigação completa, com exames laboratoriais e avaliação clínica.
Em média, o ideal é que o cachorro beba de 40 a 60 ml por quilo de peso ao dia. Um cão de 10kg, por exemplo, pode beber até 600ml de água diariamente. Valores muito acima disso devem ser observados.
Filhotes costumam ser mais ativos e podem beber mais água, mas exagero não é normal. Polidipsia em filhotes pode indicar infecções ou até doenças congênitas.
Não. Quando um cachorro bebe muita água e faz muito xixi, é sinal de alteração metabólica ou hormonal. Não ignore esse comportamento.
Sim. O excesso pode diluir minerais no sangue e sobrecarregar órgãos como rins e fígado. Além disso, o excesso de ingestão pode ser um sintoma, não apenas um hábito.
Alguns cães desenvolvem comportamentos repetitivos, mas antes de pensar nisso, é fundamental descartar causas clínicas. Só um veterinário pode dizer com segurança.
Se seu cachorro está bebendo muita água e você está na dúvida se é normal ou não, a orientação é clara: procure um veterinário. Quanto mais cedo uma doença for descoberta, maiores são as chances de tratamento com sucesso.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h está de plantão em Maringá para acolher você e seu pet com carinho, estrutura completa e atendimento especializado a qualquer hora do dia ou da noite.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h