O miado é uma das formas principais de comunicação dos gatos com os humanos. Mas quando o miado fica mais frequente, insistente ou diferente, é importante prestar atenção.
Veja as principais causas para um gato miar demais:
Se seu gato começou a miar muito de repente, ou mudou o tom do miado, é importante observar os sinais abaixo:
Tutores costumam buscar por “meu gato tá miando demais, o que eu faço?”, quando:
Se esse é o seu caso, observe os comportamentos associados ao miado:
Talvez seja apenas fome. Verifique se a ração está acessível e fresca. Gatos também desgostam de água parada — ofereça sempre água limpa em potes de cerâmica ou fontes.
Gatos idosos podem apresentar confusão mental à noite. Já os mais jovens, podem estar entediados ou associados ao cio. Brincadeiras antes de dormir e castração ajudam nesses casos.
Esse tipo de vocalização pode indicar dor. Nessa situação, não espere. Leve ao hospital veterinário mais próximo para uma avaliação.
Se você já se pegou dizendo:
Saiba que esses pensamentos fazem total sentido. O comportamento vocal dos gatos realmente muda quando há algo fora do padrão. Escute seus instintos — você conhece seu gato melhor do que ninguém.
Segundo a WSAVA (Associação Mundial de Veterinária de Pequenos Animais), alterações comportamentais como miados persistentes podem indicar dor aguda ou problemas neurológicos, especialmente em gatos mais velhos.
Um estudo da Universidade de Cornell também alerta que miados excessivos, principalmente em gatos acima dos 10 anos, podem estar ligados ao hipertireoidismo felino, condição que exige tratamento o quanto antes para evitar agravamentos.
Não sempre. Pode ser fome, busca por atenção ou cio. Mas se o comportamento surgiu de forma súbita e vem com outros sintomas, é sim motivo de alerta.
Sim, especialmente se estiver entediado, estressado ou com rotina alterada. Enriquecimento ambiental ajuda bastante nesses casos.
Não é comum. Pode indicar infecção respiratória, inflamação nas vias aéreas ou até lesões na laringe. Um veterinário deve avaliar.
Jamais sem orientação veterinária. O uso inadequado de medicamentos pode colocar a vida do seu pet em risco.
Corte estímulos noturnos, brinque com ele antes de dormir, ajuste horários de alimentação e avalie se ele pode estar se sentindo sozinho ou com medo.
Se mesmo depois de observar e cuidar, seu gato continua miando de forma estranha ou exagerada, é hora de procurar acompanhamento profissional.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h está em Maringá com estrutura completa para atender seu pet com carinho, atenção e urgência, sempre que precisar.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h