Seu gatinho não para de espirrar e você já está preocupado se é algo sério? A gente entende essa angústia – afinal, ele é parte da família. Vamos te ajudar a entender o que pode estar acontecendo e quando é hora de levar ao veterinário.
Sim, espirros frequentes em gatos podem ser sinal de gripe felina, também conhecida como rinotraqueíte viral felina. É uma doença respiratória comum, especialmente em ambientes com muitos gatos ou quando o pet tem acesso à rua.
Mas calma: nem todo espirro quer dizer que o gato está gripado. Veja abaixo algumas causas comuns:
Se o espirro foi isolado, sem outros sintomas, pode ser algo passageiro. Às vezes, os gatos espirram ao sentir um cheiro forte ou quando entra um pouco de poeira no nariz. Porém, quando os espirros são persistentes e vêm acompanhados de outros sinais, é preciso investigar.
Se notar um ou mais desses sinais, o ideal é buscar orientação de um veterinário em Maringá ou levar direto a um hospital veterinário com pronto-atendimento 24h, como a Clínica Veterinária VetôPet.
A gripe felina é causada por vírus que afetam o sistema respiratório dos gatos. Os principais agentes são:
É uma doença altamente contagiosa entre gatos, mas não passa para humanos ou cães. Pode ser transmitida por contato direto com secreções ou objetos contaminados (comedouros, brinquedos, cobertas).
Filhotes, gatos idosos e animais não vacinados são os mais vulneráveis. Por isso, a prevenção com vacinação anual é fundamental!
Sim, mas o tratamento depende da gravidade e dos sintomas. Em geral, envolve:
Se seu gato apresentar alguns destes sinais, vá até um hospital veterinário 24h em Maringá:
Esses sinais indicam que o quadro pode estar avançado e precisa de atendimento rápido.
As melhores formas de proteger seu gatinho são:
Segundo a WSAVA, a vacinação é a principal medida preventiva contra doenças respiratórias em felinos e deve ser feita mesmo em gatos que vivem apenas dentro de casa.
Sim, espirros isolados podem acontecer por pó, cheiro forte ou até mudança de temperatura. Mas se for frequente ou com secreções, observe com mais atenção.
Não. É uma doença exclusiva dos gatos. Porém, pode ser transmitida de um gato para outro, principalmente em abrigos ou lares com vários felinos.
Não medique seu gato por conta. Você pode oferecer ração úmida e manter o ambiente aquecido e limpo. Mas o ideal é procurar um veterinário para indicar o tratamento correto.
Depende do organismo do gato e do tratamento. Em média, os sintomas duram entre 7 e 14 dias. Mas alguns gatos podem ter crises recorrentes se não forem bem tratados.
Sim! Algumas clínicas, como a VetôPet em Maringá, têm pronto-atendimento veterinário 24h para casos como esse, onde não dá pra esperar.
Se você está em dúvida se é só um espirro ou algo mais sério, a VetôPet está de plantão 24h em Maringá.
Nossa clínica veterinária conta com estrutura completa para diagnósticos rápidos e atendimentos de emergência. Seu gato será cuidado com carinho e responsabilidade.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h