Você ama seu pet e quer que ele fique sempre por perto, inclusive na hora de dormir? Então você não está sozinho! Muitas pessoas deixam seus bichinhos dormirem na cama, mas será que isso faz mal? Vamos explorar os prós e contras para ajudar você a tomar a melhor decisão.
“Também durmo com meus pets (risos). É gostoso e sabemos o quanto eles amam essa proximidade de carinho e amor. Sabemos que nem sempre é recomendado e é importante conversar com um adestrador focado no comportamento dos pets para entender também se isso faz bem para eles ou não.”
Ter seu pet na cama pode proporcionar uma sensação de conforto e segurança. O ronronar de um gato ou a presença tranquila de um cachorro pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Dormir junto pode fortalecer o vínculo entre você e seu pet. A proximidade física ajuda a desenvolver uma relação mais próxima e afetiva.
Especialmente nas noites frias, ter seu pet ao lado pode ser uma fonte de calor e aconchego, tornando o sono mais agradável.
Se seu pet é agitado ou tem hábitos noturnos, como se mexer muito ou sair da cama várias vezes, isso pode interromper seu sono e diminuir a qualidade do descanso.
Pelos e ácaros podem agravar problemas alérgicos. Mesmo que você não tenha alergia, a presença constante de pelos pode irritar as vias respiratórias.
Mesmo os pets mais limpos podem trazer sujeira para a cama. Pó, terra, ou outros resíduos nos pelos podem comprometer a higiene do local onde você dorme.
Certifique-se de que seu pet está saudável e livre de parasitas. Visitas regulares ao veterinário garantem que ele não trará doenças para a cama.
Manter a higiene do seu pet em dia é fundamental. Banhos regulares, escovação e a limpeza das patas antes de subir na cama ajudam a manter tudo limpo.
Se seu pet é treinado para dormir em um espaço específico da cama e respeitar seu espaço, as chances de interrupções no seu sono diminuem.
Use um cobertor ou uma cama própria para o pet. Isso ajuda a delimitar o espaço dele e manter sua cama mais limpa.
Estabeleça uma rotina de sono para seu pet. Leve-o para fazer as necessidades e se exercitar antes de dormir, para que ele esteja mais calmo à noite.
Observe se há mudanças no comportamento do seu pet ou no seu padrão de sono. Se notar qualquer problema, consulte um veterinário.
Se você ou alguém na sua casa tem alergias severas ou problemas respiratórios, pode ser melhor evitar que o pet durma na cama.
Pets que são agressivos ou têm comportamentos imprevisíveis não devem dormir na cama. Isso pode representar um risco para sua segurança.
Dormir com o pet na cama pode ser uma experiência maravilhosa e reconfortante, mas é importante considerar os possíveis riscos e tomar medidas para minimizar qualquer problema. Mantenha seu pet saudável, limpo e bem treinado para garantir uma convivência harmoniosa.
Para mais dicas sobre cuidados com seu pet e produtos que ajudam a manter a higiene e saúde do seu bichinho, visite a VetôPet Clínica Veterinária! Nossa equipe está pronta para ajudar você e seu pet a terem uma vida feliz e saudável juntos. Acesse nosso site e confira!
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h